Durante o mês de junho, tive a oportunidade de estar em Montreal – Canadá. Como um bom atendimento de agência, estive de olho tanto nas atrações de férias quanto no que havia de comunicação, publicidade, marketing ao meu redor.
A tarefa não foi muito fácil, pois com a família sempre por perto e conhecendo todos os novos elementos de uma das mais fantásticas cidades do mundo, até que me comportei bem e pude registrar muita coisa legal que compartilho por aqui.
Separei todos os posts por categorias e acredito que posso mostrar um pouco de tudo o que vi durante o o início do verão canadense. A cidade é muito ativa, com muitas etnias (Montreal é um dos principais pontos de imigração do Canadá) e muita prática de esportes, tanto no verão quanto no inverno, proporcionando muita comunicação e live marketing. De um modo geral, a organização é predominante e com apelo mais discreto se comparado à publicidade brasileira. Dizer que os brasileiros são mais criativos chega a ser relativo, pois vi muitas ações criativas pela cidade.
Rádios
Sou ouvinte de boas rádios de lá, principalmente pelo fato de curtir muito rock’n’roll e também para manter o inglês sempre em constante aprendizado e reciclagem.
Tive a oportunidade de conhecer o complexo de radios da Bell Média (leia-se “mídia”). Trata-se de uma das principais empresas de mídia em massa do Canadá, atuando em TV convecional, TV por assinatura, Radio, OOH (Out of Home) com cerca de 10500 pontos de comunicação estratégicamente localizados em todo o país, assim com mídia digital.
A Bell Média possui 108 estações de rádios, cobrindo todo o território canadense, com música de todas as categorias e notícias, em AM e FM.
O complexo de Montreal abriga 6 estações: Rouge FM, CJAD AM, Virgin, TSN AM, NRJ e CHOM. Esta última é a rádio que mais ouço, sintonizado via internet através de player próprio da rádio. Comparando com as rádios de São Paulo, possui uma programação com diversos lançamentos, muito semelhante à 89 FM, mas com um grande mix de clássicos, como faz a Kiss FM. Soma-se a isso tudo, um padrão mais calmo de locução de seus hosts.
A programação é muito semelhante com o que temos aqui no Brasil, com blocos de músicas e alternados com blocos comerciais. Há blocos com 1 hora seguida sem intervalo comercial.
A rádio CHOM possui uma audiência de 1,6 mi de ouvintes por semana, divididos entre Homem (67%) e Mulher (33%). Com 65% do público, as principais faixas etárias estão divididas entre: 25-34 anos (15%), 35-44 anos (19%) e 45-54 anos (31%).
A atividade digital é outro grande destaque, ultrapassando os 84 mil visitantes mensais via desktop e mais de 6 mil ouvintes únicos via celular.
Outro destaque do grupo é a rádio Rouge. Direcionada totalmente ao público feminino, alterna diversos temas durante a programação, como esporte, moda, bem-estar e família com pitadas de humor e boa música diversificada.
Como informação publicitária, destaco o público-alvo da rádio, que é composto predominantemente por mulheres que trabalham, são leais às suas marcas e cujas famílias são suas prioridades.
Notícias diretas da rua!
Andando pela cidade, me deparei com uma rádio bem interessante. Fica no térreo de um prédio, fechada por vidros e literalmente de cara na rua.
Como o canadense em geral é muito reservado e não fica olhando e reparando em diversas situações, procurei ser o mais discreto possível para fazer as fotos.
A rádio CIBL é uma rádio cidadã e totalmente em francês. Sua programação é composta por música, notícias e entrevistas voltadas ao entretenimento com músicos de rua de menor expressão e artistas populares.
A fachada do prédio é composta por luminosos que ficam alternando tudo o que a rádio veicula, estilo e comportamento, músicas, site, etc.